Próximos Passos

Neste breve curso de introdução à programação em Python, vimos os componentes principais da linguagem e como traduzir nossas idéias para programas Python. É importante aprender uma linguagem de programação, e aprendê-la bem, porque isso aumenta nosso poder expressivo ao programar.

Entretanto, saber programar não consiste simplesmente em saber uma linguagem de programação. Um programa de computador é um algoritmo (conjunto de passos para resolver o problema) implementado em uma linguagem de programação. Até aqui você aprendeu os componentes de uma linguagem de programação, mas também é importante aprender como projetar algoritmos e adquirir prática em implementá-los de forma correta (sem bugs).

Se você tem interesse em aprender a criar algoritmos para resolver problemas do dia a dia e a conhecer os principais algoritmos clássicos em Ciência da Computação, avance para o próximo módulo deste curso.

Referências

  • [pp] Andy Hunt & Dave Thomas. The Pragmatic Programmer: From Journeyman to Master. Addison-Wesley. 1999.

  • [2] Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson & John Vlissides. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison-Wesley. 1994.

Playground

# Use este espaço para praticar o que você aprendeu nesta seção. # Basta digitar o código no espaço abaixo e clicar 'run'.