Como instalar o Python?

Antes de tentar executar algum programa Python, é preciso termos certeza de que o Python está instalado em seu computador. Para instalá-lo, siga este tutorial.

Agora, precisamos conferir se o Python foi instalado corretamente. Para conferir se o Python está instalado em seu computador, abra o terminal (no Linux) ou o prompt de comandos (no Windows) e digite:

python --version

Se você obtiver uma saída como a mostrada abaixo, o Python já está instalado em seu computador:

Python 3.7.3

Se a versão que aparecer for diferente da acima, não tem problema, desde que a versão seja maior que 3.0.

Para abrir o prompt de comandos no Windows, clique no botão Iniciar, depois digite cmd na barra de pesquisa. Esta tela preta que vai abrir é o chamado prompt de comandos.

Criando seu primeiro programa em Python

Uma vez que o Python estiver instalado em seu computador, você estará pronto para criar e executar seu primeiro programa! Para criar um programa Python, crie um arquivo com a extensão .py, contendo o código do seu programa. Nos exemplos abaixo, esse arquivo terá o nome prog.py e irá conter os comandos que constituem nosso programa. Para começar, abra o arquivo, digite a linha abaixo e salve o arquivo:

print("Olá, mundo!")

Após salvar o arquivo, abra o terminal (ou o prompt de comando), navegue para a pasta onde você criou o arquivo, e digite:

python prog.py

Você deverá obter a seguinte mensagem (impressa na tela):

Olá, mundo!

Parabéns, você acabou de criar e executar seu primeiro programa em Python!

Se você estiver usando o Windows e tiver dificuldade para navegar entre as pastas, assista este vídeo, que explica passo a passo tudo que você precisa fazer. Esta etapa é um pouco chata, mas uma vez que você aprender como fazer, será muito simples criar e executar seus programas em Python.

Conhecendo o interpretador Python

Para executar seu programa, você digitou python prog.py na linha de comando, e o programa foi executado. Mas o que é esse python que você digitou?

Se você parar para pensar, ele é um programa que você instalou em seu computador, como explicamos na seção anterior. Mas ele é um programa que executou outro programa (o que estava no arquivo prog.py que você criou). Veja bem: um programa que executa outro programa!

O programa python, que tem esta capacidade de executar programas escritos na linguagem de programação Python, é o que chamamos de interpretador Python. Ele lê programas escritos em Python e os interpreta (executa), daí o nome interpretador.

Agora que já sabemos o que é o interpretador Python, chegou a hora de entendermos melhor como ele funciona. Uma das grandes vantagens de linguagens interpretadas, como Python, é a interatividade que o interpretador oferece.

Essa interatividade consiste basicamente no fato de que, ao abrir o intepretador, você verá um "prompt" (um sinal de >>>), pronto para receber, avaliar, e executar seus comandos.

Para abrir o interpretador, digite python na linha de comando. Sempre que falarmos sobre abrir o interpretador Python, tudo que você precisa fazer é isso, digitar python na linha de comando.

Uma outra forma de pensar sobre o interpretador é como um "gênio da lâmpada", que está sempre pronto para obedecer às suas ordens, desde que essas ordens sejam expressadas de forma cuidadosa, precisa e não-ambígua. Se suas ordens não forem precisas o bastante, o interpretador lhe retornará um erro, cuja mensagem, na maioria das vezes, não é muito informativa.

Gênio

Quando o interpretador lê um comando e o executa, dizemos que ele avaliou (do inglês, "evaluate", ou simplesmente "eval") o comando digitado. Na verdade, o interpretador opera sempre em um ciclo: ele lê (read) um comando, avalia (eval) o comando, imprime (print) a saída, e fica a postos para receber o próximo comando. Por essa razão, algumas pessoas se referem ao modo como interpretadores funcionam como um ciclo read-eval-print.

Quais tipos de comando você pode digitar no interpretador Python para que ele execute? A resposta é: muitos tipos. Um desses tipos são os comandos como expressões matemáticas, tópico da próxima seção.

Playground

# Use este espaço para praticar o que você aprendeu nesta seção. # Basta digitar o código no espaço abaixo e clicar 'run'.