Motivação

Quem já estudou programação sabe que aprender a programar é uma tarefa difícil, que pode se tornar ainda mais difícil dependendo de como é ensinada.

Nossa abordagem simplifica isso, te ensinando a programar de um jeito simples, porém detalhado, com explicações passo a passo, e sem cortar caminhos. Com a nossa abordagem, você verá que pessoas normais também podem aprender a programar.

Aqui você começará do zero em programação e sairá sabendo o bastante para criar programas relativamente complexos, capazes de resolver diversos tipos de problemas interessantes.

Além disso, você aprenderá a traduzir a descrição de um problema em alto nível (português) para uma linguagem de programação (Python, no nosso caso). O modo como abordaremos o ensino de programação, com base no que chamamos de raciocínio computacional, te ensinará uma abordagem sistemática para resolver problemas computacionais bem como a usar computadores para resolver problemas do dia a dia.

Por que aprender programação?

Apesar de ser difícil, aprender programação te trará diversos benefícios. Gostaríamos de falar de três desses benefícios.

Primeiro, o aprendizado de programação te fará desenvolver raciocínio analítico, a ter mais atenção a detalhes, e a pensar de forma organizada e ordenada. Certa vez, Steve Jobs disse o seguinte:

Todo mundo nesse país deveria aprender a programar computadores…​ porque isso te ensina como pensar. - Steve Jobs

Mesmo pessoas que aprendem programação mas não seguem carreira em computação dizem que a forma lógica e organizada de pensar é algo que os beneficia também em outras áreas.

Segundo, aprender programação é importante para que você consiga um bom emprego. Frequentemente, profissões na área de informática são ditas serem "as profissões do futuro". E de fato a demanda por profissionais de tecnologia tem crescido bastante. Nos EUA, por exemplo, a oferta de profissionais das áreas de tecnologia não tem sido suficiente para suprir a demanda, o que tem levado muitas empresas de lá a buscar profissionais em outros países. Ao que tudo indica, a demanda por esses profissionais aumentará globalmente, abrindo oportunidades de emprego em toda parte. Além disso, por causa da alta demanda, os salários na área de tecnologia tendem a ser altos, se comparados aos de outras áreas.

Garoto

Dentre as habilidades mais valiosas de qualquer profissional na área de tecnologia, o conhecimento de programação é, sem dúvidas, um dos mais valiosos (senão o mais valioso). Isso se deve ao fato de que o conhecimento de programação te permite criar soluções para os mais variados tipos de problemas, algo que empresas de modo geral valorizam muito.

O terceiro benefício de se aprender programação (relacionado a essa capacidade de criar soluções que acabamos de mencionar), é a capacidade de transformar ideias em realidade. Se você quer criar um aplicativo, abrir um negócio que dependa de tecnologia, ou automatizar aspectos do seu trabalho, saber programação será crucial para seu sucesso. Mesmo que você decida contratar profissionais para cuidar da parte tecnológica do seu negócio, saber programação te ajudará a dialogar com esses profissionais de forma mais efetiva.

Por que aprender Python?

Python ocupa hoje uma posição única no cenário de linguagens de programação.

Python é uma linguagem simples e fácil de aprender. Quem já tentou aprender C ou C++ sabe que as particularidades da linguagem em si tornam o aprendizado de programação muito mais desafiador. Com Python, pelo fato de a linguagem ser simples, o aprendizado dos conceitos de programação e algoritmos assumem o papel principal que lhes é devido na trajetória de aprendizado de alguém.

Python

Python possui um número gigante de bibliotecas disponíveis, o que facilita muito a criação de programas na linguagem. Para muitas tarefas, você encontrará uma biblioteca pronta que facilitará muito sua vida. Com isso, você não precisa ficar reinventando a roda toda vez que quiser escrever um programa para resolver um problema específico.

Além disso, Python é atualmente a linguagem mais usada em Ciência dos Dados, Aprendizado de Máquina, e Inteligência Artificial. Se você deseja se aventurar por uma destas áreas, aprender Python é praticamente um pré-requisito.

O que é Python?

Em poucas palavras, Python é uma linguagem de programação

  • de propósito geral,

  • interpretada,

  • e dinamicamente tipada.

Existem linguagens de programação de propósito geral e de propósito específico. Por exemplo, SQL é uma linguagem de domínio específico. Ela é usada unica e exclusivamente para realizar consultas em bancos de dados. Outro exemplo desse tipo de linguagem é AWK, que foi projetada para ser uma linguagem para extração de texto e geração de relatórios. Python, por outro lado, é uma linguagem de propósito geral. Ela te permite escrever programas que resolvem problemas dos mais variados domínios. Você pode, por exemplo, escrever programas para processamento de texto, criar jogos, lidar com cálculos intensivos, dentre outros.

Python é uma linguagem interpretada. Isso quer dizer que os programas Python não executam diretamente no harware da máquina, eles são executados por um "computador virtual" chamado interpretador. Normalmente, um programa Python é executado por meio de um comando como este: python programa.py. O que este comando está fazendo é invocando o interpretador Python, convenientemente chamado de python para que ele leia cada um dos comandos contidos no arquivo programa.py, execute esses comandos, e retorne os resultados. Do outro lado do espectro temos as linguagens compiladas, como C, Golang e Rust, por exemplo. Um programa em uma linguagem compilada é compilado para código de máquina, que é então executado diretamente no hardware da máquina.

Python é uma linguagem dinamicamente tipada. Isso quer dizer que as variáveis em Python não precisam ser declaradas com um tipo específico. Além disso, elas podem mudar de tipo durante a execução do programa.

Em linguagens estaticamente tipadas como C, C++ e Java, o tipo das variáveis deve ser indicado no momento de sua declaração, como abaixo:

int var = 0;

Se, posteriormente, decidirmos alterar o conteúdo de var para "Brasil", o compilador rejeitará o programa acusando um problema com o tipo de var.

Em Python (e em outras linguagens dinamicamente tipadas), por outro lado, o código abaixo é perfeitamente válido:

var = 0
var = "Brasil"

Se você não entendeu perfeitamente as explicações acima, não se preocupe. Estes conceitos ficarão mais claros ao longo do curso, à medida em que você adquirir familiaridade com a criação e execução de programas em Python, tópico da próxima seção.

Agora que você já sabe os benefícios de aprender a programar em Python, que tal começar sua jornada de aprendizado?