Por que aprender Python

Python ocupa hoje uma posição única no cenário de linguagens de programação.

Python é uma linguagem simples e fácil de aprender. Quem já tentou aprender C ou C++ sabe que as particularidades da linguagem em si tornam o aprendizado de programação muito mais desafiador. Com Python, pelo fato de a linguagem ser simples, o aprendizado dos conceitos de programação e algoritmos assumem o papel principal que lhes é devido na trajetória de aprendizado de alguém.

Python

Python possui um número gigante de bibliotecas disponíveis, o que facilita muito a criação de programas na linguagem. Para muitas tarefas, você encontrará uma biblioteca pronta que facilitará muito sua vida. Com isso, você não precisa ficar reinventando a roda toda vez que quiser escrever um programa para resolver um problema específico.

Além disso, Python é atualmente a linguagem mais usada em Ciência dos Dados, Aprendizado de Máquina, e Inteligência artificial. Se você deseja se aventurar por uma destas áreas, aprender Python é praticamente um pré-requisito.

O que é Python?

Em poucas palavras, Python é uma linguagem de programação

  • de propósito geral,

  • interpretada,

  • e dinamicamente tipada.

Existem linguagens de programação de propósito geral e de propósito específico. Por exemplo, SQL é uma linguagem de domínio específico. Ela é usada unica e exclusivamente para realizar consultas em bancos de dados. Outro exemplo desse tipo de linguagem é AWK, que foi projetada para ser uma linguagem para extração de texto e geração de relatórios. Python, por outro lado, é uma linguagem de propósito geral. Ela te permite escrever programas que resolvem problemas dos mais variados domínios. Você pode, por exemplo, escrever programas para processamento de texto, criar jogos, lidar com cálculos intensivos, dentre outros.

Python é uma linguagem interpretada. Isso quer dizer que os programas Python não executam diretamente no harware da máquina, eles são executados por um "computador virtual" chamado interpretador. Normalmente, um programa Python é executado por meio de um comando como este: python programa.py. O que este comando está fazendo é invocando o interpretador Python, convenientemente chamado de python para que ele leia cada um dos comandos contidos no arquivo programa.py, execute esses comandos, e retorne os resultados. Do outro lado do espectro temos as linguagens compiladas, como C, Golang e Rust, por exemplo. Um programa em uma linguagem compilada é compilado para código de máquina, que é então executado diretamente no hardware da máquina.

Python é uma linguagem dinamicamente tipada. Isso quer dizer que as variáveis em Python não precisam ser declaradas com um tipo específico. Além disso, elas podem mudar de tipo durante a execução do programa. Em linguagens estaticamente tipadas, como C, o tipo das variáveis deve ser indicado no momento de sua declaração, como abaixo:

int var = 0;

Se, posteriormente, decidirmos fazer var = "Brasil", o compilador rejeitará o programa acusando um problema com o tipo de var.

Em Python (e em outras linguagens dinamicamente tipadas), por outro lado, o código abaixo é perfeitamente válido:

var = 0
var = "Brasil"

Se você não entendeu perfeitamente as explicações acima, não se preocupe. Estes conceitos ficarão mais claros ao longo do curso, à medida em que você adquirir familiaridade com a criação e execução de programas em Python, tópico da próxima seção.

Playground

# Use este espaço para praticar o que você aprendeu nesta seção. # Basta digitar o código no espaço abaixo e clicar 'run'.