Motivação

Quem já estudou programação sabe que aprender a programar é uma tarefa difícil, que pode se tornar ainda mais difícil dependendo de como é ensinada.

Nossa abordagem simplifica isso, te ensinando a programar de um jeito simples, porém detalhado, com explicações passo a passo, e sem cortar caminhos. Com a nossa abordagem, você verá que pessoas normais também podem aprender a programar.

Aqui você começará do zero em programação e sairá sabendo o bastante para criar programas relativamente complexos, capazes de resolver diversos tipos de problemas interessantes.

Além disso, você aprenderá a traduzir a descrição de um problema em alto nível (português) para uma linguagem de programação (Python, no nosso caso). O modo como abordaremos o ensino de programação, com base no que chamamos de raciocínio computacional, te ensinará uma abordagem sistemática para resolver problemas computacionais bem como a usar computadores para resolver problemas do dia a dia.

Por que aprender programação de computadores?

Apesar de ser difícil, aprender programação te trará diversos benefícios. Gostaríamos de falar de três desses benefícios.

Primeiro, o aprendizado de programação te fará desenvolver raciocínio analítico, a ter mais atenção a detalhes, e a pensar de forma organizada e ordenada. Certa vez, Steve Jobs disse o seguinte:

Todo mundo nesse país deveria aprender a programar computadores…​ porque isso te ensina como pensar. - Steve Jobs

Mesmo pessoas que aprendem programação mas não seguem carreira em computação dizem que a forma lógica e organizada de pensar é algo que os beneficia também em outras áreas.

Segundo, aprender programação é importante para que você consiga um bom emprego. Frequentemente, profissões na área de informática são ditas serem "as profissões do futuro". E de fato a demanda por profissionais de tecnologia tem crescido bastante. Nos EUA, por exemplo, a oferta de profissionais das áreas de tecnologia não tem sido suficiente para suprir a demanda, o que tem levado muitas empresas de lá a buscar profissionais em outros países. Ao que tudo indica, a demanda por esses profissionais aumentará globalmente, abrindo oportunidades de emprego em toda parte. Além disso, por causa da alta demanda, os salários na área de tecnologia tendem a ser altos, se comparados aos de outras áreas.

Garoto

Dentre as habilidades mais valiosas de qualquer profissional na área de tecnologia, o conhecimento de programação é, sem dúvidas, um dos mais valiosos (senão o mais valioso). Isso se deve ao fato de que o conhecimento de programação te permite criar soluções para os mais variados tipos de problemas, algo que empresas de modo geral valorizam muito.

O terceiro benefício de se aprender programação (relacionado a essa capacidade de criar soluções que acabamos de mencionar), é a capacidade de transformar ideias em realidade. Se você quer criar um aplicativo, abrir um negócio que dependa de tecnologia, ou automatizar aspectos do seu trabalho, saber programação será crucial para seu sucesso. Mesmo que você decida contratar profissionais para cuidar da parte tecnológica do seu negócio, saber programação te ajudará a dialogar com esses profissionais de forma mais efetiva.

Agora que você já sabe os benefícios de aprender a programar, que tal começar sua jornada de aprendizado?

Playground

# Use este espaço para praticar o que você aprendeu nesta seção. # Basta digitar o código no espaço abaixo e clicar 'run'.